Na universidade de Penn State foi desenvolvida uma rede de infra- vermelho com uma taxa de transferência de até 1Gbps. Esta rede é constituida, além dos computadores, de emisor infra-vermelho e fotodetectores que permitem captar vários feixes e reflexos de luz.
De acordo com os criadores o infra-vermelho vai ser a nova geração de Wi-Fi, por que a transferência de infra-vermelho se mostrou capaz de superar o valor de1Gbps, desde que sejam feitas as adptações corretas.
Há vários cenários onde este tipo de rede poderia ser usada, como: hospitais, aeroportos e qualquer tipo de equipamento que não pode sofrer interferência de comunicação de rádio. Além desses cenários a rede também poderia ser util domesticamente falando, já que a taxa de transferência de videos HD incoparavelmente mais rápida.
Mas o infra-vermelho não é só mar de rosas, o novo tipo de rede tem uma limitação, que na minha opinião é um grande revés, ele não pode passar por paredes e por outros obstáculos onde a luz não pode se refratar (passar por ele). Vamos ver se num futuro próximo o infra-vermelho fique mais poderoso e passe por paredes e obstáculos opacos.
Em contra partida com o descrito acima o infra-vermelho é uma rede "desregulada", ou seja, qualquer empresa poderia explorar livremente a rede.
11/02/2010
Rede de infra-vermelho com transferência de 1Gbps
Marcadores:
tecnologia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário
Todos os comentários serão moderados e postados um tempo depois, comentários ofencivos serão deletados.