De acordo com o site Inovação Tecnologica, astronomos usando o Very Large Telescope, chile descobriram em outra galáxia o segundo buraco negro mais distante já descoberto e o segundo mais denso. ele encontra-se na galáxia chamada NGC 300 a cerca de seis milhões de anos-luz de distância. Para quem não sabe o quesão buracos negros, eles são restos mortais de estrelas de grande massa.
Esse buraco negro tem uma companheira, o que não é uma novidade para os astronomos uma estrela Wolf-Rayet com também 20 vezes a massa do sol. O buraco negro e a estrela estão ligados um no outro na órbita de 32 horas. Descobriu-se também que o buraco negro está arrancando matéria dessa estrela a medida que vão traçando suas órbitas.
De acordo com os astronomos é comum buracos negros com porte desse descoberto, se originar em galáxias pequenas quem contem menos materiais químicos pesados(os astrônomos consideram maateriais químicos "pesados" todo aquele material mais pesado que o hélio), galáxias com o porte maior e mais materias químicos pesados tendem a ter buracos negros de menor porte.
28/01/2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário
Todos os comentários serão moderados e postados um tempo depois, comentários ofencivos serão deletados.